segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Confiabilidade de textos


Hoje em dia com as facilidades da internet e dos diversos meios de comunicação, às vezes fica difícil confiar em todos os textos que vemos publicados por ai. Seguem aqui algumas características de textos para tornar mais fácil a nossa avaliação.


Textos científicos
Para um texto ter caráter cientifico, ele precisa ter referencias científicas. Tudo que está escrito num texto desse tipo é preciso ser provado  através de alguma referencia científica, como algum autor de renomado ou alguma pesquisa direcionada ao assunto. Por isso, texto científico é aquele baseado em dados, sem achismo, contendo somente informações comprovadas cientificamente.

Blogs
O blog é definido como diário digital na Internet, que pode ser visto por qualquer pessoa e onde se podem disponibilizar pensamentos, ideias e produções. Cada um escolhe o formato do seu blog de acordo com seus gostos e com sua personalidade.
 Textos Oficiais:
É todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público. Deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Outros procedimentos rotineiros também fazem parte da redação de comunicações oficiais, como as formas de tratamento e de cortesia, certos clichês de redação, a estrutura dos expedientes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário